Iklan

iklan

Trump descarta zona desmilitarizada entre as Coreias como local de cúpula com Kim

quarta-feira, 9 de maio de 2018 | 14:56 WIB Last Updated 2018-05-09T21:56:21Z
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou nesta quarta-feira (9) a Zona Desmilitarizada (DMZ) que divide a Península da Coreia como sede de sua cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un.

"Não será lá, não", disse Trump aos jornalistas durante reunião com seu gabinete.

Trump, que havia mencionado a DMZ -- estabelecida após o fim da guerra da Coreia em 1953 -- e Cingapura como possíveis locais para o histórico encontro, disse a jornalistas na Casa Branca que a data e o local vão ser anunciados "nos próximos três dias".

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, esteve na Coreia do Norte nesta quarta para preparar as bases do encontro sem precedentes entre Trump e Kim que discutirá o tema nuclear.

'Bom para o mundo todo'

Os EUA, aliados da Coreia do Sul, aceitaram se reunir com a Coreia do Norte depois de anos de tensões e sanções cada vez mais rigorosas sobre os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte. Trump, que repetidamente ameaçou atacar a Coreia do Norte, agora parece privilegiar a diplomacia.

"Nós achamos que as relações estão crescendo com a Coreia do Norte. Vamos ver como tudo prosseguirá. Pode ser uma coisa boa para a Coreia do Norte, para a Coreia do Sul e o mundo todo", disse Trump em um discurso televisionado.

Nesta terça, Kim encontrou-se com o presidente chinês Xi Jinping na China - pela segunda vez em seis semanas - destacando os esforços dos aliados da época da Guerra Fria para reatar os laços desgastados.

A China é o mais importante apoio econômico e diplomático da Coreia do Norte, apesar de sua rejeição aos testes nucleares e de mísseis frequentes de Pyongyang e de seu apoio a sanções contundentes da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o regime.

Pequim faz questão de evitar ser deixado de fora nas manobras diplomáticas que levaram ao encontro histórico de Kim, no mês passado, com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e de seu esperado encontro com Trump.

A Guerra da Coreia foi interrompida por um cessar-fogo em 1953, mas tecnicamente ainda não terminou porque as partes nunca assinaram um tratado de paz.



G1
Comente
Deixe o seu comentário
  • Trump descarta zona desmilitarizada entre as Coreias como local de cúpula com Kim

Tendências

Tag Terpopuler