Em vídeo postado em sua rede social, o deputado federal Mauro Nazif (PSB/RO) critica a intervenção militar autorizada pelo Governo do Estado nos Presídios de Rondônia.“Lugar de PM é na rua, lugar de agente penitenciário, é no Sistema Prisional”, afirma no vídeo, sugerindo ao governador que volte a conversar com o Sindicato da categoria para resolver a situação.
Na gravação, o deputado, ex-prefeito de Porto Velho também lembra da chacina ocorrida no Presídio Urso Branco em 2.000 que repercutiu negativamente na mídia nacional e internacional.
Mauro Nazif também reforça que o policial militar é treinado para atuar nas ruas, e inclusive, corre risco de vida dentro do Presídio. Por sua vez, os agentes que são capacitados para a tarefa conseguiram evitar uma grande rebelião em 2018. “Somente eles (agentes) inibiram uma grande rebelião”, relembra.
Em sua postagem, o deputado lembra ainda que só na semana passada, 10 apenados fugiram do Presídio Ênio Pinheiro, e da chegada dos novos presos de alta periculosidade na Penitenciária Federal.
“Então governador, serenidade e agilidade. Não vamos deixar que o pior aconteça”, resume.
Fonte Rondonotícias