Em meio ao agravamento da situação em torno do Irã, os EUA já enviaram para o golfo Pérsico e zona próxima pelo menos sete navios de guerra, informou o portal USNI News.
De acordo com o portal, dois destróieres da classe Arleigh Burke equipados com mísseis, bem como o destróier USS McFaul e o USS Gonzalez, já entraram no Golfo, cada um dos quais pode transportar 90 mísseis de cruzeiro Tomahawk e de outro tipo.
Além disso, ao largo da costa dos Emirados Árabes Unidos, perto da entrada no golfo Pérsico, está posicionado o navio de desembarque universal USS Kearsarge que pode transportar 20-30 aviões e helicópteros, incluindo os mais novos caças F-35B de quinta geração.
O portal sublinha que, no início desta semana, os navios USS McFaul e USS Kearsarge já entravam no golfo Pérsico, mas depois o abandonaram.
Perto da costa de Omã, se encontra o grupo de ataque liderado pelo porta-aviões Abraham Lincoln da classe Nimitz, que pode transportar até 90 aviões e helicópteros. O grupo inclui o cruzador de mísseis USS Leyte Gulf (classe Ticonderoga), a fragata espanhola Mendez Nunez (classe Alvaro de Bazan), o destróier USS Bainbridge (classe Arleigh Burke), informou o serviço de imprensa da Marinha dos EUA.
-A Força Aérea dos EUA implantou ao menos 20 mísseis que podem neutralizar completamente os sistemas eletrônicos militares da Coreia do Norte ou Irã por meio de micro-ondas de alta potência, tornando suas capacidades militares virtualmente inúteis sem causar baixas humanas, escreve o Daily Mail.
Os mísseis, conhecidos como Projeto de Mísseis Avançados de Micro-ondas de Alta Potência Contra-Eletrônica (CHAMP), foram construídos pela Phantom Works da Boeing para o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA e testados com sucesso em 2012.