"Só conhecimento empírico não é suficiente. O mundo exige profissionais qualificados", afirma o tetracampeão
© Reuters |
"Não há como se trabalhar com gestão de futebol sem qualificação", disse Mauro, em entrevista à Agência Brasil na Brasil Futebol Expo, em São Paulo. "Só conhecimento empírico não é suficiente. O mundo exige profissionais qualificados. Estamos falando de educação continuada. A indústria exige isso, e não é só no futebol", completou.
Segundo ele, o gosto pelo estudo surgiu ainda nas categorias de base do Guarani, onde iniciou a carreira, quando o clube de Campinas (SP) o matriculou em colégio e cursinho.
"Com o que veio após 11 anos de seleção brasileira e 13 atuando na Europa, era claro para mim que precisaria estar me aprimorando. Na época que eu jogava, fazia cursos on-line. Quando parei, continuei estudando gestão, finanças, governança", contou.
EM SÃO PAULO
Além do tetra com a Seleção, o ex-volante se destacou no Bragantino, onde foi campeão paulista (1990) e vice nacional (1991) e, principalmente, no Deportivo La Coruña. Na equipe galega, ganhou o titulo do Campeonato Espanhol em 2000 e duas Copas do Rei da Espanha (1995 e 2002).
Na FPF, Mauro tenta mesclar o conhecimento acadêmico com o da carreira no gramado. Como dirigente, foi um dos mentores da definição do limite de de inscritos (26) no Campeonato Paulista — com liberdade para utilização de atletas formados na base.
"É importante ter uma limitação de elenco. A Fifa está discutindo isso. Se não, o clube se endivida muito além do que é saudável", analisou o ex-volante, que também participou da implantação do registro de contrato de técnico para trabalho no futebol paulista.
"No Brasil, troca-se três vezes mais de técnico que na Itália, país europeu onde isso mais acontece. Se a gente não corrige problemas estruturais e não dá contunidade ao treinador, ele não consegue encontrar um esquema tático inovador, utilizar jogadores da base... Ele não pode jogar a sobrevivência a cada jogo", encerrou.
Com informação: Agência Brasil
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO