Senador republicano, Ted Cruz, do Texas Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS / POOL
Nesta quarta-feira (28), o senador republicano, Ted Cruz, do Texas, afirmou que Facebook, Twitter e Google oferecem ameaça à liberdade de expressão nos Estados Unidos. Ele deu declarações durante uma audiência na Comissão de Comércio do Senado.
– As três testemunhas que temos hoje posam coletivamente, creio eu, a maior ameaça à liberdade de expressão na América e a maior ameaça que temos a eleições livres e justas – disse ele.
Cruz também criticou diretamente Jack Dorsey, presidente do Twitter. Segundo ele, a rede social não tratou da mesma forma a reportagem do jornal The News York Times sobre as declarações de imposto de renda do presidente americano Donald Trump e o artigo do New York Post sobre e-mails que seriam de Hunter Biden, Joe Biden.
– Sr. Dorsey, quem diabos te elegeu e te colocou na posição de dizer o que a mídia pode relatar e o povo americano pode ouvir, e por que o senhor persiste em se comportar como um comitê [do partido] democrata, silenciando visões contrárias às suas visões políticas? – questionou o senador.
No último dia 16, o presidente do Twitter admitiu o erro no tratamento diferenciado que as notícias citadas por Cruz tiveram na rede.
Além de Dorsey, Mark Zuckerberg (Facebook) e Sundar Pichai (Google) participaram da audiência.