Na exibição chancelada pelo diretório acadêmico, estudantes veteranos ficaram nus para “acolher da melhor maneira possível” os calouros. A universidade argumentou que até mesmo crianças poderiam ter visto a apresentação, uma vez que não houve cenas eróticas. Alunos tiram roupa para receber calouros em universidade federal / Reprodução O Prédio das Artes, onde ocorreu a apresentação na Universidade Federal do Rio Grande / Universidade Federal do Rio Grande
A iniciativa gerou questionamentos nos corredores da universidade, sendo reprovada por parte do corpo docente. O episódio poderá ter, ainda, desdobramentos judiciais. Presidida por Nikolas Ferreira (PL-MG), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deverá solicitar ao Ministério Público Federal a abertura de uma investigação sobre o caso.
Recém-eleito presidente do colegiado, Nikolas pretende, antes de acionar o MPF, levar o assunto a seus pares na comissão. Veja, abaixo, vídeo de alunos confraternizando nus dentro da Universidade Federal do Rio Grande.
“Acolhida Cidadã”
A Furg diz que a iniciativa fez parte do programa “Acolhida Cidadã”, que busca recepcionar “da melhor maneira possível” os calouros.
A instituição argumenta que, “devido à mudança de paradigma”, é necessário “mostrar o contexto da universidade” aos novos alunos, com “uma boa recepção daqueles que já estão inseridos nela”.
Ainda de acordo com a faculdade, o objetivo é pôr fim a trotes violentos.
Por Paulo Cappelli
Fonte: metropoles.com