Iklan

iklan

Uma em cada seis crianças foi vítima de cyberbullying em 2022 em 44 países, diz OMS

quarta-feira, 27 de março de 2024 | 11:22 WIB Last Updated 2024-03-27T18:22:25Z
uma cada seis criancas vitima cyberbullying 2022 44 paises
Via @folhape | Uma em cada seis crianças de 11 a 15 anos afirma que sofreu cyberbullying em 2022, aponta um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre 44 países divulgado nesta quarta-feira (27).

O estudo se baseia em questionários aplicados a 279 mil crianças e adolescentes de 44 países e regiões da Europa, Ásia Central e Canadá.

"O relatório é um alerta que nos convida a lutar contra o assédio e a violência, onde e quando ocorrerem", ressaltou o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge.

A edição anterior do estudo, HBSC ('Health Behaviour in School-aged Children', 'Comportamento de saúde em crianças em idade escolar'), baseada em dados de 2018, indicou que 13% das crianças dessa faixa etária haviam sido vítimas de assédio na internet.

O assédio físico permaneceu estável, com 11% dos menores dizendo que sofreram bullying na escola, contra 10% na edição anterior.

A pandemia mudou a forma como os adolescentes interagem, destacou a organização da ONU. "As formas virtuais de violência entre colegas se tornaram particularmente proeminentes a partir desse período, quando o mundo dos jovens se tornou cada vez mais virtual durante os períodos de confinamento".

Segundo o novo estudo, 15% dos meninos e 16% das meninas sofreram cyberbullying pelo menos uma vez nos últimos meses.

"Como os jovens passam até seis horas por dia online, mesmo as pequenas mudanças nas taxas de assédio e violência podem ter impactos profundos na saúde e no bem-estar de milhares de pessoas", disse Kluge.

Um em cada oito adolescentes admitiu ter sido vítima de cyberbullying por um ou mais colegas, um número que aumentou três pontos desde 2018, segundo o relatório.

No que diz respeito a brigas, os dados são estáveis, com 10% dos adolescentes que se envolveram em uma disputa.

Na maioria dos territórios, o cyberbullying atinge seu ápice aos 11 anos entre os meninos e aos 13 entre as meninas. Há pouca ou nenhuma diferença com base na categoria socioprofissional dos pais.

"É necessário investir mais em monitorar as diferentes formas de violência", ressalta o relatório, que pede a regulação das redes sociais, "para limitar a exposição ao cyberbullying".

Fonte: folhape.com.br

Comente
Deixe o seu comentário
  • Uma em cada seis crianças foi vítima de cyberbullying em 2022 em 44 países, diz OMS

Tendências

Tag Terpopuler