Na próxima semana, o deputado Dr. Neidson (PMN) estará em Brasília para uma reunião com a bancada federal de Rondônia na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para tratar situação da viabilidade de duas pontes de concreto, uma sobre rio Araras e outra sobre o rio Ribeirão, ambas na BR-425, zona rural de Nova Mamoré.
No início dessa semana, o Dnit iniciou o alteamento da ponte do Araras após a estrutura ser engolida pela água por conta da cheia do Rio Madeira. As águas do Araras passaram o nível da ponte no último fim de semana e já alcançaram a marca de 25 centímetros acima da rodovia.
Com as alagações, tanto Nova Mamoré como Guajará-Mirim, correm riscos de ficarem isoladas do restante do estado. Por conta da obra de alteamento da ponte, a passagem de veículos precisou ser interrompida, porém, foi liberada na quinta-feira (7).
“As pontes do Araras e do Ribeirão são as principais vias de acesso para quem precisa chegar até Porto Velho e o que mais nos preocupa, além do possível isolamento dos dois municípios, é o transporte de pacientes graves, alguns, inclusive, acabam vindo a óbito por conta dos transtornos causados pela dificuldade do tráfego. E sem falar dos que necessitam fazer hemodiálise na capital, que também acabam sofrendo com toda essa situação”, destacou Dr. Neidson.
Em reunião com o superintendente regional do Dnit em Porto Velho, Cláudio André Neves, Dr. Neidson conversou sobre a situação da BR-421 e da RO-420, assunto que, segundo ele, também será tratado em Brasília na próxima semana.
“Vamos tentar, por intermédio do governo federal, viabilizar recursos para iniciar a pavimentação da BR-421 ou da RO-420, a Linha-D”, acrescentou Dr. Neidson.
Porém, Cláudio Neves informou ao deputado que, sobre a BR-421, cabe ao Dnit a manutenção da via até o município de Monte Negro. A solução, segundo Neves, seria o Governo asfaltar a RO-420 e posteriormente federalizar a rodovia.

“Já existe um plano prevendo a federalização da RO-420, porém, ainda não há nada de concreto. Trataremos desse assunto em Brasília, pois de acordo com o superintendente, trata-se de uma obra de custos altos pela necessidade de um asfalto de excelente qualidade em razão de ser uma rota de tráfego de veículo pesados”, concluiu Dr. Neidson.
No início dessa semana, o Dnit iniciou o alteamento da ponte do Araras após a estrutura ser engolida pela água por conta da cheia do Rio Madeira. As águas do Araras passaram o nível da ponte no último fim de semana e já alcançaram a marca de 25 centímetros acima da rodovia.



“Vamos tentar, por intermédio do governo federal, viabilizar recursos para iniciar a pavimentação da BR-421 ou da RO-420, a Linha-D”, acrescentou Dr. Neidson.


“Já existe um plano prevendo a federalização da RO-420, porém, ainda não há nada de concreto. Trataremos desse assunto em Brasília, pois de acordo com o superintendente, trata-se de uma obra de custos altos pela necessidade de um asfalto de excelente qualidade em razão de ser uma rota de tráfego de veículo pesados”, concluiu Dr. Neidson.