Cerca de 30 carretas saíram de Candeias do Jamari há pouco e estão percorrendo a BR-364 com destino a Porto Velho onde devem fazer mais uma carreata para chamar a atenção para o movimento. No sétimo dia de paralisação em Rondônia, os caminhoneiros afirmam que esperam propostas melhores para poder encerrar o movimento.
Já no Trevo do Roque, em Porto Velho, acesso da BR-364 à BR-319 (Avenida Jorge Teixeira), há um grupo de manifestantes e o trânsito segue lento.
No domingo (27), o governo federal decidiu congelar por 60 dias a redução do preço do diesel na bomba em R$ 0,46 por litro, valor referente ao que seria a retirada do PIS/Cofins e da Cide sobre esse combustível. Depois desse período, o preço do diesel será ajustado mensalmente. Além disso, a alíquota da Cide sobre o diesel será zerada até o final do ano.
Na manhã desta segunda-feira (28), a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) confirmou a assinatura do acordo para pôr fim à paralisação dos caminhoneiros autônomos. Mas as lideranças em Rondônia dizem que “essas associações e sindicatos que estão 'negociando' em nome da categoria não têm o reconhecimento e automação dos profissionais para realizar tais acordos. A categoria não os reconhece como representantes”.
No domingo (27), os caminhoneiros fizeram uma carreata de Candeias do Jamari até o Espaço Alternativo em Porto Velho.